Artigo da VisualStudio Magazine por David Ramel , tradução  e adaptação por Alessandro Binhara

Com a ajuda de mais de 20 desenvolvedores da comunidade de código aberto, a versão estável do Xamarin.Forms 2.4.0 está liberada. Tivemos  a introdução de vários novos recursos e suporte ao .NET Standard 2.0 para uso da API de forma consistente.

O Xamarin.Forms é uma biblioteca open source de UI / framework que permite que programadores C# para criar iOS nativos, aplicativos nativos  Android, Windows e MacOS com Visual Studio e Visual Studio para Mac.

Uma das principais características da nova versão 2.4.0 é o suporte para .NET Standard 2.0 , esta  detalha o conjunto de APIs que todas as implementações .NET irão suportar . Sua última versão apresenta mais de 32.000 dessas APIs.

Destaques Xamarin.Forms 2.4.0

Você vai reconhecer muitos desses destaques esta compartilhado no roadmapa , além de mais de 150 correções de bugs.

  • Suporte NET Standard 2.0
  • Nova API sinalizadores de recurso (Feature Flags API)
  • Renderers rápidos Android: Button, Imagem, Label
  • Suporte ao MacOS (Preview)

 

Como suporte começa a decolar para o NET Standard 2.0,  fizemos o Xamarin.Forms   funcionar perfeitamente com ambos o padrão e perfis PCL existentes, disse David Ortinau em um post no blog. Para aproveitar totalmente APIs .NET 2.0 padrão, os programadores devem usar o Visual Studio 2017 . Observe que as notas da versão do Xamarin.Forms 2.4.0 alertam “Nem todos os recursos de compilação estão funcionando” nos projetos .NET Standard.

 

 

Você pode testar criando um projeto novo com .NET 2.0 Standart

Em seguida, adicione o Xamarin.Forms 2.4.0 NuGet como dependência então você está pronto para começar a adicionar seus arquivos de projeto Xamarin.Forms. Antes de ir longe demais, porém, não deixe de ler as notas de versão.

Nova API sinalizadores de recurso

Outra novidade é uma API de  sinalizadores de recurso (Flags), é uma configuração que os programadores podem usar para ativar ou desativar recursos. Isto irá permitir ao programador se beneficiar de recursos ou comportamentos que podem ser de grande valor sem a introdução de mudanças que-se pode não querer”, disse Ortinau.

Neste lançamento inicial dos  sinalizadores de recurso, eles só funcionam com o que  chamamos de “fast renderers” para componentes de imagem, botão e label  em projetos Android.

Para habilitar Renderers rápido no Android:

 

Estes renderers rápidos resultam de uma refatoração da arquitetura do renderizador para otimização de desempenho e consumo de memória, eliminando classes de mensagens públicas  e reduzindo assim o número de elementos em uma hierarquia Xamarin.Forms UI.

Você pode ver uma hierarquia de interface do usuário exemplo que é gerado sem Renderers rápidos no diagrama abaixo.

Vou poupar algum contagem; fomos capazes de reduzir o número de elementos da interface 19-13! O resultado líquido é uma mais UI mais rápido, memória-responsável.

 

Os 2.4.0 notas de lançamento explicar mais:

Esta versão do Xamarin.Forms inclui novos  Android renders para Imagem, Button, e etiqueta, que foram codinome “renders rápidos”. Estes reduzir muito o tempo de render para esses controles, mas também pode mudar o comportamento do seu aplicativo se você tiver criado renderizadores personalizados ou estão usando controles de terceiros que substituem os renders padrão. Para esta versão, o conjunto padrão de renders usados como padrão serão os renders  legados para evitar quaisquer problemas em aplicativos existentes, mas você pode optar por usar os novos renders rápidas usando a nossa nova flag de  recurso API.

MacOS Preview

Também destaque é uma prévia do Xamarin.Forms MacOS , corrigindo bugs descobertos no ciclo de pré-lançamento do projeto.

Agora você pode facilmente estender suas aplicações Xamarin.Forms para MacOS.

 

Ortinau agradeceu “os mais de 20 membros da comunidade surpreendentes que contribuíram para fazer deste um lançamento fantástico”, que ele descreveu como “a nossa liberação mais rápida, mais estável que nunca.

De acordo com o Xamarin.Forms GitHub , o projeto global até à data tem beneficiado de 79 colaboradores.

Olhando para o Xamarin.Forms roadmap , vNext-previews será lançado no terceiro trimestre deste ano, com o próximo conjunto versão estável para o quarto trimestre.

Sobre o autor

David Ramel é editor-chefe da revista Visual Studio e Aplicação Tendências de Desenvolvimento Magazine.