Novidades para desenvolvedores Xamarin no Visual Studio 2019

 

Por Pierce Boggan23 de janeiro de 2019 Plataforma Xamarin

Tradução Adriano D’lucca 25 de janeiro de 2019

Hoje, o Visual Studio 2019 Preview 2 foi lançado e inclui muitas melhorias para desenvolvedores móveis no Visual Studio. Nesta versão, focamos em áreas-chave para torná-lo mais produtivo ao criar aplicativos Xamarin, incluindo otimizações para tempos de criação e implantação, bem como melhorias em nossas experiências de criação de UI.

Você pode testar esta versão hoje instalando o Visual Studio 2019 Preview , que está disponível como uma instalação separada e em área restrita que pode ser instalada lado a lado com o Visual Studio 2017. Isso torna seguro tentar sem arriscar seu ambiente de desenvolvimento de produção. Gostaríamos que você desse uma chance ao lançamento e nos diga como isso funciona para você e sua equipe.

Neste blog, vamos dar uma olhada nas novas funcionalidades para desenvolvedores Xamarin no Visual Studio 2019 Preview 2.

Circuito de Desenvolvimento Interno mais Rápido

Build-deploy-debug. O loop que os desenvolvedores repetem inúmeras vezes em um determinado dia. Ao longo dos últimos lançamentos do Visual Studio, continuamos nosso esforço para garantir que você gaste menos tempo criando e implantando e mais tempo criando aplicativos móveis. Com base nos seus comentários, descobrimos que poderíamos ter o maior impacto, concentrando-nos na otimização de construções e implantações incrementais.

Os tempos de compilação incrementais no Visual Studio 2019 Preview para o aplicativo SmartHotel360 são 29,66% melhores do que o lançamento do Visual Studio 2017 versão 15.8 e os tempos de implantação são mais de duas vezes mais rápidos :

DEGRAU VISUAL STUDIO 2017 VERSION 15.8 VISUAL STUDIO 2019 PREVIEW 2 DELTA
Primeiro Build 01:04.20 00:50.13 -21.95%
Compilação Incremental (Alteração XAML) 00:10.62 00:07.47 -29.66%
Implantar (alteração XAML) 00:09.03 00:04.44 -50.83%

Um relatório completo da criação de perfil de desempenho, bem como metodologia, pode ser visualizado no wiki Xamarin.Android .

Implantação rápida aprimorada para Android

Implantação rápida fornece tempos de implantação incremental mais rápidos (ou implantações onde você já tem o aplicativo em um dispositivo) ignorando a reimplementação do pacote Android em cenários em que nenhuma alteração foi feita em recursos, recursos, bibliotecas nativas compartilhadas empacotadas no aplicativo ou classes definidas pelo usuário que herdam de Java.Lang.Object.

O Visual Studio 2019 Preview 2 adiciona suporte para implantação rápida aprimorada, o que acelera os tempos de implantação gerando apenas um novo arquivo .apk em um número limitado de cenários, como quando o AndroidManifest.xml arquivo é alterado devido à adição de uma nova Application ou Activity subclasse.

Para habilitar esses aprimoramentos, defina a seguinte propriedade MSBuild no seu arquivo de projeto do Android:

Criação de interface do usuário aprimorada

O Visual Studio 2019 Preview 2 continua construindo nosso progresso da Visualização 1 para melhorar nossos designers visuais para iOS e Android. Também sabemos que os designers visuais não são para todos, por isso também continuamos a fazer melhorias em nossas experiências de criação XAML Android XML e Xamarin.Forms nesta versão.

Xamarin.Forms

Painel de propriedades

Agora você pode editar atributos comuns para seus controles Xamarin.Forms no painel de propriedades do Visual Studio 2019 no Windows. Abra o painel de propriedades indo em Exibir → Janela de Propriedades. O painel de propriedades mostrará atributos para qualquer controle que esteja atualmente em foco no seu arquivo XAML. Preview 2 adiciona suporte para ainda mais tipos de propriedade.

XAML IntelliSense

No Visual Studio 2017, ouvimos seu feedback e oferecemos uma nova experiência IntelliSense para Xamarin.Forms que trazem paridade de recursos com experiências que você conhece e ama do desenvolvimento de WPF e UWP, incluindo correspondência aprimorada, contexto de vinculação IntelliSense e Lightbulb.

Com isso, queríamos encontrar maneiras de torná-lo ainda mais produtivo ao editar o código, por isso, anunciamos o IntelliCode, que aumenta sua experiência com o IntelliSense, recomendando itens comumente usados ​​no topo da lista de conclusão com base no seu contexto. As recomendações contextuais são baseadas em práticas comuns desenvolvidas em milhares de repositórios de código de código aberto. Ao prever o membro mais provável na lista com base no seu contexto de codificação, o IntelliSense guiado por inteligência artificial evita que você procure na lista por si mesmo:

⠀⠀

Continuamos a fazer melhorias no IntelliCode com seus comentários, então, por favor, experimente e deixe-nos saber o que você pensa.

Android Designer

Com base no seu feedback, esta versão traz algumas melhorias importantes para o designer Android e para as experiências de criação de XML do Android. O designer Android agora suporta nativamente o Android Pie (9.0) e fornece autocompletar ConstraintLayoutatributos. Também começamos a melhorar a velocidade de inicialização do designer Android para chegar mais rápido à superfície de design.

Além disso, por solicitação popular, o IntelliSense agora é suportado para arquivos XML Android diferentes de layouts, como cores, strings, drawables e o manifesto do Android. Ao adicionar controles a um layout Android, vamos agora criar automaticamente um snippet completo que inclua os atributos obrigatórios por padrão. Por fim, você pode navegar rapidamente pelos arquivos XML do Android usando Ir para definição (Ctrl + Clique) nas URLs de recursos para navegar até o arquivo e a linha onde eles estão definidos.

iOS Designer

O designer de storyboards do iOS já tinha suporte para controles personalizados, mas uma solicitação comum foi a de processar controles personalizados no designer que precisam carregar bibliotecas ou estruturas dinâmicas nativas (que é comumente usado por muitos fornecedores de controle). Isso agora é suportado na visualização 2, mostrada aqui usando o SkiaSharp.

Apps Android menores e mais rápidos

Esta versão também adiciona suporte para dois novos recursos para fornecer construções mais rápidas, binários APK menores e desempenho de tempo de execução aprimorado:

  • O d8 é um compilador dex de próxima geração que roda mais rápido e produz arquivos .dex menores com melhor desempenho de tempo de execução
  • O r8 é uma nova ferramenta de encolhimento e redução que converte código de byte java em código dex otimizado, substituindo a necessidade do ProGuard

Assim, esses aprimoramentos proporcionaram uma melhoria de 9% nos tempos de criação quando ativados no aplicativo SmartHotel360.

Para habilitar esses recursos, defina as seguintes propriedades do MSBuild no seu arquivo de projeto do Android:

d8:

 

r8:

Para mais detalhes, confira a documentação .

Xamarin.Forms Shell Project Templates

Xamarin.Forms 4.0 Preview adiciona uma nova maneira de começar rapidamente com Xamarin.Forms. Com esse novo conceito, a  Shell  fornece uma estrutura guiada para configurar a interface de usuário de navegação de aplicativos, um novo e poderoso serviço de navegação baseado em URI, modelos de dados com desempenho consciente e muito mais. O Shell oferece 3 camadas de elementos que descrevem seu aplicativo. Em seguida, eles se afastam para começar a preencher o aplicativo com conteúdo e recursos. Você poderia pensar em Shell como a evolução de MasterDetailPage, NavigationPage e TabbedPage.

Esta versão adiciona novos modelos de projeto para o Xamarin.Forms Shell, que pode ser acessado procurando o modelo Mobile App (Xamarin.Forms) no Visual Studio e selecionando a opção Shell :

⠀⠀

Muito mais!

Nós apenas arranhamos a superfície do que há de novo para desenvolvedores Xamarin no Visual Studio 2019 Preview 2. Há muito mais para explorar, incluindo desempenho aprimorado do IDE, uma carga útil de instalação menor e um novo indicador de status de construção.

Experimente esta versão hoje instalando o Visual Studio 2019 Preview , que está disponível como uma instalação separada e em área restrita e pode ser instalado lado a lado com o Visual Studio 2017. Para registrar problemas, crie um ticket por meio de Ajuda> Enviar feedback> Relatório um problema . Se você tiver algum outro comentário sobre o lançamento, não hesite em entrar em contato com Pierce Boggan em piboggan@microsoft.com .

 

Fonte: blog.xamarin.com

Tradução: Adriano D’lucca

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *