Usando fontes personalizadas em Xamarin.Forms

Fonte: mfractor.com/blogs/news/using-custom-fonts-in-xamarin-forms

Por: Matthew Robbins 

Traduzido por: Adriano D’lucca [Repost traduzido]

Aprenda a usar o importador de fontes MFractors para adicionar novos recursos de fonte aos seus aplicativos Android e iOS em segundos.

Fontes personalizadas são uma das bases do desenvolvimento moderno de aplicativos. Eles são essenciais para a marca de uma empresa e fontes de ícones como FontAwesome ou Ionicons são cada vez mais usadas como um substituto para ícones de imagem.

Em Xamarin.Forms, incluímos o recurso de fonte em cada projeto de plataforma e usamos a propriedade FontFamily para aplicar as fontes no XAML.

Mas primeiro, como cada plataforma lida com recursos de fontes?

  • iOS: as fontes são colocadas na pasta Resources com a ação BundleResource de construção. Também adicionamos uma entrada <string> nos projetos  UIAppFonts plist .
  • Android: as fontes são colocadas na pasta Assets com a ação AndroidAsset de construção.

Esse processo envolve muito trabalho manual, copiamos a fonte em cada projeto, configuramos a entrada do info.plist e, em seguida, temos que descobrir como usar a fonte em nosso XAML!

MFractor simplifica isso com o Font Importer, uma ferramenta útil que adiciona a nova fonte em cada projeto, cria quaisquer entradas Info.plist e também gera a fonte de pesquisa XAML!

Using the Font Importer to add FontAwesome into our Xamarin.Forms app.

Este artigo se concentra no uso do importador de fontes MFractors para adicionar novas fontes ao nosso aplicativo; manualmente, adicionar fontes a um projeto Xamarin é bem coberto por muitos outros posts do blog da comunidade:

Adicionando uma Fonte

Vamos começar abrindo o Importador de fontes.

No menu principal do MFractor, selecione Importar e, em seguida, Fonte para abrir o importador de fontes. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse em um projeto Android ou iOS no painel de projetos e escolher Importar -> Fonte .

Para este tutorial, baixe e extraia o  Dancing Script Regular,  pois esta é a fonte que adicionamos ao nosso aplicativo.

Primeiro, precisamos carregar nossa fonte no Importador de fontes. Clique no botão Choose Font no canto superior direito do diálogo, navegue até o local da fonte Dancing Script Regular e clique duas vezes nela. Isso carregará sua fonte no importador de fontes.

Você deveria ver algo assim:

MFractors Font Importer with a custom font, Dancing Script, loaded.

Vamos examinar o importador de fontes e o que cada parte da ferramenta faz:

  1. O arquivo de fonte de origem. No nosso caso DancingScript-Regular.ttf,.
  2. O que o novo recurso de fonte deve ser nomeado quando é adicionado aos projetos; Também podemos incluir um caminho de pasta aqui.
  3. Os projetos que a fonte deve ser adicionada.
  4. A chave de recurso a ser usada quando procuramos a fonte em nosso XAML. Por padrão, esse é o nome completo da fonte com espaço em branco removido.
  5. A visualização do código OnPlatform a ser usado para aplicar a fonte a FontFamily. Este código é o que colocamos em nosso xaml para depois aplicar nossa fonte em etiquetas, botões etc.
  6. O botão Copiar XAML para a área de transferência copia o código FontFamily XAML para a área de transferência.
  7. Importa a fonte para os projetos selecionados.

Quando usamos o importador, a nova fonte será incluída em cada um dos nossos projetos e terá qualquer código de infraestrutura necessário configurado. Para projetos Android, a fonte é colocada na pasta Ativos . Para projetos iOS, a fonte é colocada na pasta Recursos e tem uma entrada UIAppFonts adicionada ao Info.plist.

Clique no  botão Importar para adicionar o DancingScript-Regular aos projetos Android e iOS.

⠀⠀

Usando uma fonte

Agora que importamos nossa fonte, vamos aplicá-la em algum texto!

Quando clicamos em Importar no Importador de fontes, MFractor copiou o código de pesquisa OnPlatform para a área de transferência, pronto para uso em nosso App.xaml .

Abra seus projetos App.xaml e cole o código em seu dicionário de recursos:

App.xaml

Isso cria um novo recurso que podemos aplicar ao  FontFamly usando uma expressão StaticResource.

Por exemplo, usamos o seguinte código para aplicar a fonte do Dancing Script a um rótulo:

Este é o resultado final:

Using the Dancing Script font asset in our Xamarin.Forms app on iOS.

Ai está, uma fonte personalizada adicionada ao nosso aplicativo em algumas etapas fáceis!

Resumo

Ao usar o Font Importer, adicionar novos recursos de fontes em nossos aplicativos Xamarin é muito mais fácil! MFractor adiciona automaticamente a fonte e configura a entrada Info.plist em qualquer projeto iOS … até cria o código XAML FontFamily!

O Font Importer está disponível no MFractor Professional e é uma ferramenta fantástica para tornar o seu desenvolvimento Xamarin ainda mais fácil.

Quer experimentar o importador de fontes? Envie um e-mail para matthew@mfractor.com para solicitar uma avaliação do MFractor Professional.

Fonte: mfractor.com/blogs/news/using-custom-fonts-in-xamarin-forms

Por: Matthew Robbins 

Traduzido por: Adriano D’lucca [Repost traduzido]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *