Afinal, o que é o Prism?

Ainda surgem muitas dúvidas quando falamos de Prism. Muitas pessoas não sabe ou não entendem o que é Prism, e por isso estamos aqui hoje para ajudar e explicar tudo. Vamos lá?

O que é Prism

Você sabe o que é Prism? É um framework para criação de aplicações para WPF, UWP e Xamarin Forms, com foco em manutenção, baixo acoplamento e testes.

Cada plataforma tem sua própria release e é desenvolvida em cronogramas independentes.

Funcionalidades do Prims

Prism provê a implementação de um conjunto de design patterns que são super úteis na escrita de uma aplicação bem estruturada e de fácil manutenção, incluindo suporte a MVVM, Injeção de Dependencia, Commands, EventAggregator, etc.

As funcionalidades Core do Prism estão numa base de código compartilhada em uma PCL – Portable Class Library. Para saber mais sobre PCL clique aqui.

Funcionalidades específicas de plataforma são implementadas em respectivas bibliotecas apontando para cada plataforma em questão:

Plataforma Assembly Pacote
WPF Prism.Wpf.dll Prism.Wpf
Xamarin.Forms Prism.Forms.dll Prism.Forms
Windows 10 UWP Prism.Windows.dll Prism.Windows

Para quem não sabe o que é Prism, ele também provê uma grande integração desses patterns com cada uma dessas plataformas.

Por exemplo, Prism para UWP e Xamarin Forms permite que você use uma abstração para a navegação entre páginas que é completamente testável, utilizando as Apis e conceitos de navegação de cada plataforma, porém do jeito MVVM!

Prism 6

Prism 6 é uma versão totalmente open source do guia Prism originalmente produzido pela Microsoft Patterns & Practices.

Os membros da equipe principal atual faziam parte da equipe de P&P que desenvolveu o Prism da versão 1 até a versão 5, e o esforço agora foi entregue à comunidade de código aberto para mantê-lo vivo e próspero e continuar dando suporte à comunidade .NET.

Existem milhares de empresas que adotaram versões anteriores do Prism para WPF, Silverlight e Windows RT, e esperamos que continuem se atualizando junto conosco à medida que continuamos evoluindo e aprimorando o framework para acompanhar as atuais capacidades e requisitos da plataforma .


Essa documentação focará apenas em Xamarin Forms, porém, caso queira saber mais acesse https://github.com/PrismLibrary/Prism.


Exemplos

Quem não sabe o que é Prism provavelmente não sabe que ele disponibiliza vários exemplos para estudo. Acesse https://github.com/PrismLibrary/Prism/blob/master/Sandbox/README.md!

Criamos um repositório com um projeto contendo várias features do Prism.

https://github.com/angelobelchior/prism-xamarin-forms/tree/master/demos/todas-funcionalidades

https://github.com/magoolation/exemplosprism

Boa parte do código fonte está comentado ajudando no entendimento do framework!

Tradução por Angelo Belchior.  (https://github.com/angelobelchior/prism-xamarin-forms/wiki)

 

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *